top of page
Buscar

ASSIIP INICIA PESQUISA INÉDITA SOBRE HÁBITOS DE CONSUMO DE SORVETE NO INTERIOR PAULISTA

  • Foto do escritor: ASSIIP
    ASSIIP
  • 15 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jul.

ree

Neste mês de julho, a Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior Paulista dá início à uma pesquisa inédita sobre hábitos de consumo de sorvetes, intitulada “Sabores da Região: Uma Pesquisa sobre o Consumo de Sorvetes”. A iniciativa é considerada pioneira no território nacional e foca no levantamento de dados regionais em um raio de 150 km a partir da cidade de Itápolis, no interior do Estado de São Paulo.


A pesquisa, encomendada pela ASSIIP, tem como objetivo investigar preferências de consumo, sabores mais apreciados, hábitos e sazonalidade, além de identificar variações culturais e comportamentais que influenciam o mercado regional de sorvetes. Ao todo, a amostragem prevista contempla 1.067 entrevistados, abrangendo cidades estratégicas como Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Brotas, Barra Bonita, Ibitinga, entre outras.


Para realizar o estudo, a entidade contratou a Audience Pesquisa e Inteligência de Mercado, que coordena a coleta e análise dos dados com rigor metodológico. Os resultados serão utilizados como base para subsidiar decisões estratégicas da Cadeia Produtiva Local (CPL) do Sorvete, especialmente no desenvolvimento de produtos, experiências turísticas e estratégias de comunicação regionalizadas.


“Essa pesquisa é mais um dos trabalhos estratégicos da CPL Capital do Sorvete, que integra o Programa SP Produz do Governo do Estado. Com ela, reforçamos o compromisso da ASSIIP com o setor sorveteiro, promovendo conhecimento, inovação e posicionamento de mercado com base em dados concretos”, destaca Flávio Augusto, presidente da ASSIIP.


A CPL do Sorvete é uma estrutura oficialmente reconhecida em 2024 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, com a missão de identificar e apoiar vocações regionais com potencial de organização produtiva, inovação e impacto socioeconômico. A ASSIIP atua como gestora operacional dessa cadeia, articulando iniciativas como esta pesquisa, que contribuem para consolidar Itápolis como Capital Nacional do Sorvete.


Segundo Flávio Augusto, os resultados da pesquisa vão orientar ações no Decola 2026, no desenvolvimento de produtos personalizados e na criação de experiências turísticas que valorizem o território e a cultura regional. “Teremos um retrato fiel do comportamento do consumidor e isso nos permitirá criar estratégias mais eficientes, tanto para o mercado quanto para o turismo de experiência ligado ao setor sorveteiro”, completa.


A pesquisa “Sabores da Região” também servirá como base para o fortalecimento da marca coletiva da CPL do Sorvete, guiando decisões de branding, design de roteiros turísticos, campanhas publicitárias e inovação de produtos com identidade regional.


Para mais informações sobre a pesquisa acesse: www.saboresdaregiao.com.br

 
 
bottom of page