Lançado oficialmento no 27 de abril durante a 2ª Frutápolis, o Gelado da Roça, sai da esfera acadêmica e se transforma num projeto em parceria com o SEBRAE e apioado pela ASSIIP, que une duas forças do município de Itápolis: o sorvete e os produtores rurais.
O Gelado da Roça começou de forma acadêmica por meio de uma iniciativa da 5ª edição do Programa Jovens Líderes do Agro - CNA, liderada por Érica Zambanini e ganhou destaque no município em setembro, durante a 3ª Festa do Sorvete de Itápolis, onde os participantes da tradicional competição “Quem come mais sorvete” puderam desfrutar de um sorbet de Murcott Olé, uma variação da Tangerina, que foi preparado especialmente para o evento.
Após alguns meses de MVP (Produto Viável Mínimo), para validar a viabilidade do projeto, o Gelado da Roça sai da esfera acadêmica e passa oficialmente a ser desenvolvido na cidade de Itápolis para evidenciar a importância do produtor por trás de cada sabor, desde o campo até a vitrine da sorveteria, trazendo capacitação e profissionalização.
A Murcott Olé é uma variação da Tangerina, que possui menos sementes do que o usual, a cor de sua casca é mais intensa e sua aparência é muito bonita. Para a elaboração desse incrivel sorbet, foi utilizada a Murcott Olé do produtor Renato Belentani, um apaixonado produtor de frutas de Itápolis. Esse sabor foi preparado pela primeira vez para a competição “quem come mais sorvete”, que aconteceu no dia 23 de setembro desse ano, durante as festividades do Dia Nacional do Sorvete e essa parceria entre os produtores locais e as sorveterias ganhou destaque na mídia regional.
Para a elaboração desse delicioso sorbet, foi utilizada a manga Tommy Atkins, escolhida cuidadosamente do Sítio São Geraldo, localizado no Bairro Vila Cajado e cultivada com maestria pelo talentoso Bruno Rufino. Além da admirável Tommy Atkins, o fruticultor também cultiva outras duas variedades de manga, a renomada Palmer e também a Manga Espada. Com apenas 37 anos, Bruno tem orgulho em compartilhar que seu amor pela Agricultura vem sendo transmitido de geração em geração e revela seus planos em ampliar seu plantio, incorporando novas tecnologias e conhecimentos de ponta.
A ASSIIP está envolvida desde o início dessa jornada e mantém seu compromisso de continuar apoiando e incentivando essa iniciativa juntamente com o SEBRAE, afim de valorizar o produtor rural local e elevar a qualidade dos sorvetes produzidos na cidade.
Para facilitar o contato direto entre o sorveteiro e o produtor, foi desenvolvida uma planilha especial, contendo informações sobre as frutas cultivadas, sua época de colheita e contato do produtor. Para ter acesso a esse material, basta clicar no botão abaixo.